quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Culinária chilena

A comida típica chilena caracteriza-se por um aproveitamento dons da terra e do mar. Assim, tal como noutras culturas da América central e do sul, também no Chile o milho é Rei, sendo um dos pratos mais conhecidos o Pastel de Choclo.
Também as Cazuelas de carne ou de aves, e as Parrillas, mais especificamente o Asado Chileno à la Parrilla, são populares no Chile.
A extensa costa marítima chilena permite que os pratos de peixe sejam ricos e variados, sendo de salientar a Albacora ou Corvina a la mantequilla, o Congrio Frito, os Mariscales, etc. Integrada já na culinária internacional encontra-se a Empanada Chilena, que pode ser frita ou assada, recheada com carne e cebola ou com queijo e mariscos. Mas a gastronomia chilena é tão rica como diversa em termos de regiões, senão vejamos: a culinária patagónica é marcada pelo uso de cordeiro e Ostiones, no norte a preferência é pelos Cebiches e as Papas a la Huancaina, de origem peruana.
No Centro-Sul, dominam as carnes sob todas as formas e para todos os gostos.


Quanto a bebidas, chefiam a lista os perstigiados vinhos chilenos, especialmente os do Vale do Maipó, onde são obtidos os melhores caldos tintos e brancos. Chile é famoso por seus excelentes vinhos que exportam-se ao mundo inteiro. Não deixe de experimentar o pisco, especialmente o "pisco sour", drinque preparado com suco de limão e açúcar. Nos feriados nacionais costuma-se beber chicha, suco de uva ou mançã fermentado. A guinja é uma fruta parecida à cerejeira, utilizada para preparar guindano. A fruta é engarrafada com água e deixa-se macerar 2 ó 3 meses até transformar-se em um líquido vermelho e oscuro, adquirindo consistência e sabor. O guindado novo é da cor laranja. Bares e restaurantes costumam vender cerveja de barril, mais econômica que a cerveja engarrafada. Só nos resta dizer que no Chile a água é potável em quase todo lugar.

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário